Começa a sair do papel a ideia de criar um polo sucroalcooleiro no oeste do baiano, nas cidades de Barra, Xique-Xique e Muquém do São Francisco. Segundo informações do Correio, a primeira empresa a se instalar por lá será do grupo pernambucano Sergio Paranhos. A previsão é que essa indústria esteja funcionando em meados do ano que vem. Além disso, o polo deverá receber mais 10 indústrias até 2025 e vai tornar a Bahia autossuficiente na produção de etanol e açúcar.
“Além de levar desenvolvimento para a região, uma das mais pobres da Bahia, e gerar receita, o novo polo industrial deverá contribuir com a pauta de exportações do estado”, afirma João Leão, vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico. Pelas redes sociais, ele também anunciou que, visitou o local, com uma comitiva de executivos da Bevap Bioenergia, empresa que assinou protocolo de intenções para investir na região.
A expectativa é que o novo polo industrial seja capaz de gerar 11% de receita do estado. Atualmente, a Bahia precisa adquirir 85% do etanol que utiliza de usinas instaladas em outros estados, principalmente São Paulo.
Foto: Agência de Notícias do Paraná