sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

HOSPITAL BAIANO REGISTRA 1º CASO DE “SUPERFUNGO”

Redação - 08/12/2020 16:35 - Atualizado 08/12/2020

A Bahia registrou o primeiro caso positivo no país de Candida auris, um fungo resistente a medicamentos e responsável por infecções hospitalares que se tornou um dos mais temidos do mundo. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta ontem (7/12) sobre o caso afirmando que “é um fungo emergente que representa uma séria ameaça à saúde pública”.

O fungo foi identificado em uma “amostra de ponta de cateter de paciente internado em UTI adulto em hospital do Estado da Bahia”. A amostra foi analisada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA), em Salvador, e pelo Laboratório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

A infecção por C. auris é resistente a medicamentos e pode ser fatal, levando à morte de entre 30% e 60% dos pacientes. O C. auris sobrevive em ambientes hospitalares e, portanto, a limpeza é fundamental para o controle.

Além disso, o fungo é muito resistente e pode sobreviver em superfícies por um longo tempo. Também não é possível eliminá-lo usando os detergentes e desinfetantes mais comuns.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.