A Neoenergia, empresa do grupo espanhol Iberdrola que controla a Coelba, vai inaugurar no segundo semestre de 2021, um corredor verde que vai interligar sete capitais do Nordeste e permitir que qualquer pessoa viaje de carro entre Salvador e Natal, passando por Aracaju, Maceió, Recife e João Pessoa, sem gastar um litro de gasolina, num projeto único de redução de emissão de carbono.
A empresa vai implantar ao longo de 1,1 mil quilômetros de estradas no Nordeste um corredor de recarga rápida para carros elétricos do Nordeste, interligando sete capitais. Serão implantados 18 eletropostos e o corredor verde será abastecido pela Coelba (BA), além da Celpe (PE) e Cosern (RN), que possuem 86,8% da energia gerada de fontes renováveis, principalmente hidráulica e eólica
Segundo o CEO da Neoenergia, Mario Ruiz-Tagle, o corredor do Nordeste é só o início de um novo negócio para a empresa e o plano é avançar para outras estradas do país, conectando regiões onde a empresa tem redes de distribuição de energia.
Dos 18 pontos de recarga destinados a carros elétricos, 12 estarão ao longo das vias que conectam as seis capitais nordestina e o restante será instalado em shoppings dentro das cidades. O formato nas vias será o SuperChargers, que permite carregar dois veículos ao mesmo tempo em 30 minutos. Os demais eletropostos serão do tipo Wallbox, que possuem carga média e serão instalados em áreas urbanas e shoppings, com capacidade para um veículo por vez. Em Salvador um posto de recarga foi instalado recentemente no bairro do Horto Florestal. Veja aqui.(OG)