A testagem para detecção de casos de Covid-19 também vem sendo realizada em servidores e colaboradores municipais em Salvador. A mais recente ação envolveu cerca de 2,2 mil colaboradores da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que passaram por testes sorológicos para detecção do coronavírus.
Os exames foram doados e aplicados gratuitamente, através de uma ação promovida pela DNA Laboratório, em parceria com a Rede Bahia, por meio da campanha Uma Rede por Todos. A testagem alcançou trabalhadores de diversas frentes de atuação, como manutenção e limpeza de cemitérios, feiras e mercados, diretorias de Iluminação Pública (Dsip) e de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), Coordenadoria de Fiscalização e Combate à Poluição Sonora, Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) e Guarda Civil Municipal.
A sorologia é o exame realizado a partir de amostra de sangue venoso, sendo capaz de detectar os níveis de anticorpos IgM e IgG . O resultado do teste geralmente sai em dois dias e indica se a pessoa já teve contato com o vírus SARS-CoV-2, bem como se o sistema imunológico produziu os anticorpos contra a doença.
Foto: Max Haack/Secom