A procura pelas cinco unidades especiais para atender pacientes com sintomas de doenças respiratórias, apelidadas como “gripários”, em Salvador aumentou 80% nos últimos 15 dias, segundo informação do coordenador de urgência da capital baiana, Doutor Ivan Paiva.
As unidades de saúde foram criadas pela prefeitura entre os meses de maio e agosto. Equipados com leitos de enfermaria e também de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para casos mais graves, os centros têm capacidade para atender até 300 pessoas por dia.
“Já há indícios do aumento do número de casos novos, em que pese a mortalidade tenha se mantido dentro da estabilidade, mas estamos atentos para entender se é uma coisa que vai aumentar e vai se sustentar em níveis elevados, ou é um aumento temporário. Só com o tempo nós poderemos perceber”, disse Ivan Paiva.
Segundo o G1, Salvador concentra 24,59% dos casos de Covid-19 na Bahia. Com a aceleração dos casos, a prefeitura decidiu retomar algumas ações de combate à doença nos bairros da Pituba e Brotas a partir desta quarta-feira (2) e anunciou também a reativação de leitos exclusivos para Covid-19.
Foto: Divulgação/ PMS