A data mais importante para o varejo, o Natal, está chegando e neste ano atípico com a pandemia do coronavírus é necessário redobrar a atenção em relação aos protocolos de higienização, distanciamento e comunicação. Nesse período, milhares de pessoas vão ao comércio de rua e aos shoppings centers.Portanto, a Fecomércio-BA orienta aos empresários:
• Evitar promoções e liquidações chamadas de imperdíveis, com poucas unidades, que atraiam muitos consumidores de uma vez só;
• Sinalizar de forma clara a obrigatoriedade de circulação de máscara;
• Em lojas de alta circulação, realocar um funcionário para controlar o acesso na entrada;
• A circulação dentro da loja deve respeitar o distanciamento de 1,5m por pessoa;
• Ideal colocar proteções de acrícilo na área de pagamento e ofertar o pagamento por aproximação ou por aplicativo, para diminuir o contato;
• Disponibilizar o álcool em gel na entrada e proteção a todos os funcionários;
• Em situações de manuseio de produtos, é preferível oferecer luvas descartáveis aos consumidores.
A melhoria nos números de contaminação e de recuperação do varejo está intimamente ligada à atitude consumidores e empresários. Se cada um respeitar os protocolos, todos saem ganhando.
foto barbara lopes agencia o globo