segunda, 25 de novembro de 2024
Euro 6.1387 Dólar 5.8319

UFBA NÃO CUMPRIRÁ DETERMINAÇÃO DO MEC PARA AULAS PRESENCIAIS

Redação - 02/12/2020 14:50 - Atualizado 02/12/2020

Depois do Ministério da Educação determinar hoje volta as aulas em Janeiro nas Universidades Federais, o Consuni (Conselho Universitário) da Ufba (Universidade Federal da Bahia) informou que não cumprirá portaria do (MEC). A determinação foi publicada Diário Oficial da União nesta quarta-feira (2). No dia 27 deste mês, o colegiado já havia decidido, por meio de uma resolução, que as aulas presenciais em 2021 continuariam suspensas. A medida vale para o primeiro semestre letivo, no período entre 22 de fevereiro e 22 de junho.

Diretrizes do MEC

Segundo as novas diretrizes do MEC, as instituições devem adotar um “protocolo de biossegurança” contra a propagação do novo coronavírus. A portaria também estabelece a adoção de recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais, que deverão ser “utilizados de forma complementar, em caráter excepcional, para integralização da carga horária das atividades pedagógicas”.

Ainda de acordo com texto, as “práticas profissionais de estágios ou as que exijam laboratórios especializados, a aplicação da excepcionalidade”, devem obedecer as Diretrizes Nacionais Curriculares aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), “ficando vedada a aplicação da excepcionalidade aos cursos que não estejam disciplinados pelo CNE”. Conforme a portaria do órgão federal, especificamente para o curso de medicina, “fica autorizada a excepcionalidade apenas às disciplinas teórico-cognitivas do primeiro ao quarto ano do curso, conforme disciplinado pelo CNE”.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.