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EM 2019, 9 EM CADA 10 PREFEITURAS BAIANAS TINHAM PÁGINA NA INTERNET, DIZ IBGE

Redação - 02/12/2020 11:00

Há algum tempo a Internet se consolidou como espaço fundamental de atuação institucional dos municípios brasileiros. Em 2019, a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC), do IBGE, mostrou que, além disso, as prefeituras também já estavam fortemente presentes nas redes sociais, plataformas digitais que vêm ganhando força mais recentemente e se tornando importantes canais de comunicação e acesso à informação. Na Bahia não era diferente.

No ano passado, 365 dos 417 municípios baianos (87,5% ou quase 9 em cada 10) possuíam página oficial da prefeitura na Internet, 3 a mais do que em 2014, quando esse tema havia sido investigado anteriormente. Além dos que já tinham website, outros 11 municípios informaram ter páginas em elaboração, o que, somando, dava 90,2% da cidades do estado.

Apesar de elevado, o percentual de cidades na Bahia com página da prefeitura na Internet (87,5%) era o segundo menor do país. Ficava acima apenas do verificado no Amazonas (40,3% das prefeituras tinham site). Em mais da metade dos 26 estados (14), todos os municípios informaram a existência de página da prefeitura na Internet. No Brasil como um todo, o percentual de prefeituras com página na Internet chegava a 97,7% (5.446 de 5.570).

Na Bahia, os serviços mais disponibilizado pelos sites oficiais das prefeituras, em 2019, eram acesso ao Diário Oficial, legislação municipal e finanças públicas (presente em 353 das 365 páginas); a informações sobre licitações (em 339 sites); e a serviços informativos do município e notícias (em 304 páginas). Se os sites oficiais de prefeituras já eram bastante disseminados no estado, a presença nas redes sociais (investigada pela primeira vez em 2019) era ainda maior: 372 dos 417 municípios baianos (89,2%, também cerca de 9 em cada 10) tinham ao menos um perfil oficial nessas plataformas digitais.

A proporção de cidades baianas nas redes sociais era maior que a do Brasil como um todo (84,0% ou 4.678 de 5.570). Entre os estados, Rio de Janeiro (95,7%), Ceará (94,0%) e Espírito Santo (93,6%) tinham os maiores percentuais de cidades com perfis oficiais nas redes, enquanto Piauí (60,7%), Mato Grosso (68,8%) e Maranhão (71,0%) tinham os menores. A Bahia ficava na 11a posição.

Redes sociais : O Facebook era a rede social mais utilizada pelas administrações municipais na Bahia: 363 informaram ter perfil oficial na plataforma. Em seguida vinha o Instagram, onde 256 prefeituras tinham perfil, e em terceiro lugar ficava o YouTube, com 87 perfis oficiais de prefeituras no estado.  A presença das prefeituras baianas era mais tímida no WhatsApp, onde 71 municípios informaram ter contas oficiais, e no Twitter (19 municípios atuavam). Nas redes sociais, a atividade mais realizada pelos municípios baianos era a postagem de notícias sobre a prefeitura (informada por 367 cidades), seguida pela divulgação de serviços e campanhas (340) e por respostas a comentários e dúvidas dos cidadãos (289).

Foto: divulgação

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