A eleição de 2020 foi marcada por resultados amargos para o PT na Bahia. O partido só conquistou uma prefeitura nos 20 maiores colégios eleitorais do estado. A sigla disputava o segundo turno nas cidades de Feira de Santana e Vitória da Conquista, e esperava vencer após as vitórias na primeira etapa da eleição. No pleito deste ano,a única petista a vencer nos principais municípios foi Moema Gramacho. Já o MDB saltou de uma para três prefeituras. A legenda, que tinha apenas conquistado Simões Filho no primeiro turno, agora tem Feira de Santana (com Colbert Martins) e Vitória da Conquista (Herzem Gusmão). Com este resultado, a oposição liderada pelo prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), passa a comandar 11 dos 20 maiores colégios eleitorais.
Além das três cidades já citadas, os oposicionistas vão administrar a partir do próximo ano: Salvador (com Bruno Reis), Camaçari (Antonio Elinaldo), Eunápolis (Cordélia Torres), Barreiras (Zito Barbosa), Guanambi (Nilo Coelho) e Teixeira de Freitas (Doutor Marcelo Belitardo), todos do DEM, e Santo Antônio de Jesus (com Genival) e em Juazeiro (Suzana Ramos), ambos do PSDB. A base do governador Rui Costa caiu de 13 prefeituras em 2016 para nove. Dos 20 maiores colégios eleitorais, o PSD – comandado pelo senador Otto Alencar – foi a sigla governista que mais conquistou municípios. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram quatro. São elas: Itabuna (Augusto Castro), Ilhéus (Marão), Alagoinhas (Joaquim Neto) e Paulo Afonso (Luiz de Deus). Em seguida, a legenda do vice-governador João Leão, o PP, teve melhor desempenho ao vencer em Candeias (Doutor Pitágoras), Valença (Jairo) e Jequié (Zé Cocá).
Em termos nacionais, com as derrotas de Marília Arraes, no Recife, e de João Coser, em Vitória, o PT amargou seu pior resultado em capitais em uma eleição municipal desde sua entrada na política. É a primeira vez que o partido não elegeu nenhum prefeito em capitais. O primeiro turno já havia sinalizado um resultado ruim para a legenda, que já não havia conseguido nenhum prefeito eleito. Também estava em segundo lugar nas duas capitais que disputava, resultado mantido ontem.(TB)
Foto: divulgação