Por: João Paulo Almeida
O prefeito ACM Neto (DEM) anunciou agora pouco que o carnaval de Salvador está suspenso no ano de 2021 e não irá acontecer em fevereiro. Segundo o prefeito, o carnaval só será realizado, em 2021, em outro mês, se existir uma vacina acessível a todos. Neto afirmou que qualquer outra data já falada na imprensa é mera fake news. Sobre as festas populares de bairros Neto afirmou que todas estão suspensas. “Não teremos cortejo na lavagem do bonfim, não teremos festa de iemanjá, não teremos nenhuma manifestação popular que possa trazer aglomeração. Se acontecer alguma coisa será simbólico e sem nenhuma forma de aglomeração”, explicou o prefeito tocando no ponto da vacina.
Em contato com o portal Bahia Econômica, o presidente da Salvador Destination, Roberto Duran, afirmou que o cancelamento da festa é justo pela questão sanitária, porém trará medidas e prejuízos gigantescos para o segmento na cidade. Segundo Duran as festas populares não acontecerem também não é bom para o setor, mas não há como impedir que devotos façam suas caminhadas seguindo as normas sanitárias.
“Eu entendo que a prefeitura e o governo do estado estão tomando as medidas de acordo com as normas sanitárias e os números da pandemia. O turismo respeita a decisão e entende que em 2021 o prejuízo será gigantesco sem a festa em fevereiro. Sobre as festas populares eu acredito que não há como a prefeitura impedir que um devoto do senhor do bonfim por exemplo faça sua caminhada seguindo as normas de distanciamento. Mas entendo a decisão de não realização da prefeitura”, disse.
Foto: divulgação