domingo, 12 de maio de 2024
Euro 5.5609 Dólar 5.1608

BLOCO DE OPOSIÇÃO NA CÂMARA BUSCA NOVOS ALIADOS

Redação - 27/11/2020 08:09

O Avante e o Podemos estão cada vez mais distantes da oposição na Câmara de Salvador e deverão embarcar de vez na base do prefeito eleito Bruno Reis (DEM). Os vereadores eleitos pela sigla têm se mostrado dispostos a caminhar junto com o Palácio Thomé de Souza. Eleito com mais de 9 mil votos em seu primeiro pleito eleitoral, o vereador eleito Emerson Penalva (Podemos) falou de sua relação com o prefeito eleito Bruno Reis e também declarou apoio ao demista logo após a eleição. ”Não tenho condição moral de fazer oposição a Bruno Reis. Conheço ele há 22 anos, trabalhamos juntos no gabinete de Bacelar, temos uma relação de amizade.

Meu eleitorado também clamou por esse apoio, por isso, em nome do bom desenvolvimento da cidade, por tudo o que foi feito nos últimos anos e para que trabalho continue, eu apoio Bruno Reis”, disse. A vereadora Debora Santana, eleita pelo Avante em Salvador, também parece estar disposta a fazer parte da base do prefeito eleito. Nesta semana ela divulgou fotos onde aparece tomando um café com o democrata.

O encontro chama a atenção porque o partido dela é comandado na Bahia pelo Pastor Sargento Isidório (Avante). O deputado federal é da oposição e foi derrotado por Bruno no primeiro turno da eleição de 2020. Desde que foi eleita 7.586 votos, Debora tem mantido posicionamentos discretos e existia, inclusive, a expectativa de que ela integrasse a bancada de oposição na Câmara de Salvador.

Debora se define como “evangélica”, “enfermeira social”, “professora universitária” e atuante em projetos sociais nas comunidades. A eleição da edil surpreendeu porque todas as fichas do partido foram para Tancredo Isidório, filho de Isidório e diretor da Fundação Doutor Jesus. Por fora, os presidentes municipais Ademário Costa (PT), Jurandir Júnior (PCdoB) e Silvio Humberto (PSB) se reuniram no início da semana para discutir a formação de um bloco único de oposição na Casa.

A intenção dos três partidos seria ampliar o diálogo com o PSOL, PSD, Avante e Podemos.Entre as principais ações previstas pelo bloco está a construção de um projeto único de cidade para Salvador. ”Vamos conversar com os outros partidos e, mesmo que alguns parlamentares já tenham se declarado, é importante consolidar institucionalmente a participação desses partidos no novo bloco de oposição ou na situação e ter nitidez das suas posições”, disse.

Ademário Costa, presidente do PT de Salvador. Segundo Jurandir Júnior, presidente municipal do PCdoB, “é necessário desenvolver a luta por um novo modelo de desenvolvimento que enfrente as desigualdades e a reunião de hoje foi um passo importante neste sentido”.(TB)

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.