Por: João Paulo Almeida
Acontece na próxima sexta feira dia (27) a Black Friday de 2020. O maior evento de compras online do mundo é cercado de expectativa por parte do consumidor baiano. Segundo uma consultoria da empresa Pollis Estratégia, em parceria com o Shopping Itaigara e o Curso de Administração da Unijorge 54% dos baianos estão dispostos a comprar na próxima sexta. Segundo o levantamento, o ticket médio investido por quem vai comprar será de R$ 1.200,00 O levantamento, realizado pela, ainda aponta que os primeiros lugares na lista de compras de quem vai aproveitar as promoções são: presentes de Natal, utensílios do lar e celulares. A pesquisa ouviu 200 participantes de poder aquisitivo diverso.
Em contato com o portal Bahia Econômica o presidente do Sindicato dos Lojistas do Estado da Bahia Paulo Mota afirmou que o evento é de grande expectativa para o e-commerce, porém para o empresário de loja física a data não deve apresentar grandes melhoras devido a questão sanitária e as limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus. Segundo Paulo existe a expectativa de contratação de mão de obra apenas na área de distribuição de mercadorias.
“São duas realidades. A primeira que o comércio eletrônico deve sim apresentar uma alta significativa devido a ao momento de pandemia e todos os protocolos existentes para a pandemia do novo coronavírus. E do outro lado o comércio de loja física, que engloba lojas de shopping e lojas de rua que esse deve permanecer estável no período sem grandes percepções de melhora. Apenas manter o crescimento que vem após a reabertura do comércio sem perspectiva de contratações. Essas devem acontecer apenas no e-commerce”, disse.
Cuidados: Segundo estudo realizado pela agência TracyLocke Brasil, em parceria com a Behup, cerca de 83% dos brasileiros vão comprar em lojas online este ano. Para quem usa a rede para cometer crimes é também uma oportunidade de querer se aproveitar da falta de cuidado de usuários para lesá-los. Os pesquisadores de segurança da Kaspersky, empresa internacional de cibersegurança, observaram um crescimento de 9% nas atividades fraudulentas no período que antecede a Black Friday. Entre 29/10 a 18/11, foram detectados 196 ataques de phishing por minuto na América Latina – esta é a tática mais usada para roubar credenciais (logins e senhas) e clonar cartões de crédito.
Empresas como Kaspersky, Cipher e NetSecurity apresentaram dicas para quem não quer vacilar na Black Friday:
- Confira a autenticidade do aplicativo antes de fazer o download – Nas compras via celular, sempre faça o download de aplicativos nas lojas ou sites oficiais das marcas. Esteja ciente de quais informações ou permissões estão sendo solicitadas antes de instalar um aplicativo. Evite fazer o download de lojas de terceiros.
- Para compras online, utilize o cartão virtual – Como o código de segurança atualiza a cada compra, o cartão virtual se torna alternativa mais segura para os usuários.
- Verifique se o site que você está acessando é seguro – É importante que o usuário observe, ao efetuar a compra on-line, se o site tem protocolo de segurança e certificado HTTPS válido. Estes detalhes são vistos no próprio navegador, a partir da imagem de um cadeado na barra de navegação e do endereço da página. Além disso, uma outra dica é que, antes de clicar em algum endereço, o consumidor passe o mouse no banner da mensagem ou botão para ver no canto da tela se o link direciona para o endereço oficial da loja.
- Não use a mesma senha para todos os acessos – É complicado escolher e lembrar de senhas diferentes para o acesso on-line ao banco, e-commerce, computador corporativo, contas de e-mail, redes sociais etc. No entanto, lembre-se que se um hacker tiver acesso a uma senha, ele pode ter acesso a todas as suas outras contas e dados contidos nelas – e, de brinde, encontrar uma porta para roubar dados pessoais. A dica também vale para os lembretes de senha, que nunca devem ser ativados.
- Desconfie de ofertas muito vantajosas – Analise se as ofertas são reais e se não tiver certeza, não arrisque. O ideal é ir direto ao site oficial da marca e pesquisar o produto desejado.
- Não ignore as notificações de atualização do celular ou computador – Tenha atualizações como um hábito comum. Atualizações possuem patches (software para correção de bugs) de segurança importantes que realmente precisam ser executados.
- Tenha um antivírus com com tecnologia anti-phishing e atualizado – O phishing é modo mais comum de criminosos fisgarem pessoas, geralmente com um link. Se mantenha protegido, com um antivírus atualizado e com o firewall em nível de segurança adequado.
- Não confie em mensagens em redes sociais – Telegram, WhatsApp, Facebook, Twitter e Instagram são canais usados pelos cibercriminosos para coletar dados ou mesmo roubar senhas. Tente entrar no site da empresa que supostamente enviou a mensagem sem clicar no link que mandaram e verificar se aquela promoção ou produto realmente existe.
- Desconfie se houver excesso de informações pessoais pedidas – Alguns sites e empresas que utilizam dados pessoais para criar uma base de roubo de informação. Desconfie do excesso de dados solicitados, tais como dados bancários e informações adicionais de cartão de crédito. Normalmente são solicitados: nome, CPF e endereço de entrega.
Com informações do Jornal Correio
Foto: divulgação