sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

NETO NEGA ACORDO COM LYRA NA CÂMARA FEDERAL

admin - 24/11/2020 09:22

O prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto, negou ontem que haja um acordo entre o Democratas e o Progressistas para que o deputado federal Arthur Lira (PP) assuma à Presidência da Câmara dos Deputados em troca do apoio político do PP para eventuais candidaturas do partido nas campanhas estaduais de 2022. O próprio Neto, inclusive, será candidato ao Governo da Bahia.

No estado, o partido integra o arco de aliança do governador Rui Costa (PT). “Não é verdade. É mentira. Esse acordo é mentiroso, não aconteceu e não acontecerá. Não existe acordo nenhum para apoiar Arthur Lyra à presidência da Câmara, esse assunto sequer foi tratado. Não é verdadeiro, de maneira nenhuma, qualquer acordo com Arthur Lyra”, reforçou o prefeito.

O baiano também não descarta que se o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir pela constitucionalidade do questionamento enviado pelo presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM), pela reeleição. “Só vamos tratar do legislativo a partir da próxima semana. Passada eleição municipal. Temos até o dia primeiro de fevereiro. Vamos começar a tratar do assunto, não vamos resolver o assunto em uma sentada”.

Apontado como nome do presidente Jair Bolsonaro para comandar a Casa, Lira tem buscado apoio entre o empresariado paulista para se eleger, segundo informações do jornal Valor Econômico. Na semana passada, por exemplo, ele esteve em um jantar na casa do empresário Flávio Rocha, dono da Riachuelo, onde se encontrou com representantes do comércio, agronegócio e indústria.

Em setembro, a Consultoria Legislativa do Senado Federal se posicionou contrária à possibilidade de reeleição de Alcolumbre. A O mandato dele e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), vai até o começo do próximo ano e eles querem concorrer à reeleição para ficarem nos cargos até 2023.

Em contrapartida, os caciques do DEM estão se movimentando por fora. Maia, por exemplo, mesmo aguardando o desfecho das manobras jurídicas para tentar se reeleger, também busca apoio para um candidato que tenha seu respaldo na eleição da Mesa Diretora. O grupo dele será o responsável por rivalizar com a base de Lira. Na semana passada, Maia também se reuniu com deputados do PT, PDT, PSB, PCdoB e PSOL para discutir uma agenda de votações na Câmara até o final do ano. (TB)

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.