O envio da vacina Coronavac da China ao Brasil foi registrado por imagens e publicado nesta quinta-feira (19), data em que o imunizante, em fase de teste, chegou ao Brasil, em São Paulo através de transporte aéreo.
A CNN obteve junto à Sinovac vídeos e fotos do envio. Nas fotos, é possível ver a conferência e transporte. A importação das doses foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas estas não poderão ser utilizadas até que a entidade autorize a sua aplicação.
A Coronavac ainda segue em testes no Brasil. Um estudo publicado na revista científica The Lancet, no entanto, aponta que a vacina é segura e induz resposta imune ao novo coronavírus.
As descobertas da Sinovac estão no artigo publicado e revisado por outros cientistas. As informações são dos testes clínicos em Fases 1 e 2 realizados na China, com mais de 700 participantes.
Além da compra de doses prontas, a Anvisa também já autorizou a importação de insumos para a produção da Coronavac. Segundo Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, a perspectiva é de que o órgão tenha 46 milhões de doses do imunizante para iniciar a vacinação em janeiro, caso autorizada pela Anvisa.
Em entrevista à CNN, Dimas Covas, diretor do Butantan, em São Paulo, confirmou que o instituto receberá doses prontas da vacina Coronavac, vindas da China, na quinta-feira (19), e disse esperar que até janeiro do próximo de 2021 a vacinação com o imunizante possa ser iniciada.”Em janeiro teremos 46 milhões de doses prontas para iniciar a vacinação, se ocorrer o registro da Anvisa”, afirmou.
Dimas lembrou também que, para o imunizante ser registrado, é preciso que os resultados de eficácia sejam comprovados à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).”Esperamos que isso [o registro] ocorra no máximo até janeiro, início de fevereiro”.
O diretor do instituto disse ainda que os resultados de eficácia podem aparecer a qualquer momento. “Mais de 10 mil voluntários foram vacinados e estão em acompanhamento. A qualquer momento, poderemos ter esses resultados e finalizar os documentos para o registro”.
Veja mais imagens:
Foto: Sinovac/Divulgação/ Folhapress