sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

AGLOMERAÇÃO NA REABERTURA FAZ PREFEITURA LIMITAR O ACESSO A PRAIA DO PORTO DA BARRA

Redação - 18/11/2020 09:11

Adorada por baianos e turistas pela sua beleza e, principalmente, pelas suas águas tranquilas para o banho, a praia do Porto da Barra foi reaberta aos banhistas nesta terça-feira, após mais oito meses fechada devido à pandemia de covid-19. Em dias normais, antes do surto mundial, a imagem mais comum de se ver na região era a disputa por espaço na pequena faixa de areia que separa o mar do paredão. Mas, com o “novo normal”, foram necessárias algumas adaptações para curtir o local.

Uma delas foi a proibição da utilização de cadeiras, ombrelones e sombreiros. Por outro lado, o comércio ambulante pode atuar normalmente. Com nas demais praias da capital baiana, o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas, durante toda a permanência, precisou ser respeitado, com o uso da máscara é obrigatório, até mesmo durante a prática de atividades físicas, com exceção das aquáticas. Porém, segundo o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Maurício Lima, houve resistência por parte de alguns banhistas em usar a máscara, apesar de ter analisado como positivo o primeiro dia de reabertura.

“A análise que fazemos é muito boa. A praia ficou cheia, mas os grupos e casais que estão juntos procuraram manter a distância entre eles na areia. Não tinha ninguém usando sombreiros, cadeiras e ombrelones, assim como o comércio estava bem ordenada funcionando mais aos fundos da praia. Alguns ajustes ainda são necessários, mas acreditamos que amanhã [hoje] já esteja funcionando tudo como o esperado. A única dificuldade que encontramos foi a de que muitas pessoas não estavam usando máscaras, alegando que estavam consumindo bebidas, indo para o mar ou conversando”, revelou o diretor da GCM.

De acordo com ele, uma das mudanças a ser realizada será, a partir de hoje, que praia do Porto da Barra terá apenas um acesso, pela entrada que fica próximo ao Forte de Santa Maria – nos demais três acessos, serão colocados tapumes. Isso vai facilitar o controle de chegada dos banhistas, fazendo com que eles se distribuam mais pelas praias próximas, como a do Farol da Barra que, ontem, esteve mais vazia do que o normal, uma vez que boa parte da população quis curtir as águas tranquilas e a beleza do Porto.

“Vamos fazer uma espécie de portal de entrada. Dessa forma, a gente vai conseguir fazer uma orientação melhor aos banhistas. Vamos ter os galhardetes informativos com os protocolos na entrada. Então, todos vão ter de passar pela Guarda Civil Municipal, tendo a oportunidade de receber essa orientação. Mas, no geral, todos estão seguindo os protocolos e creio que só tende a melhorar, a partir de amanhã [hoje], com a estrutura instalada em 100%”, afirmou Maurício Lima. De acordo com ele, serão pelo menos 25 agentes envolvidos no trabalho na região, das 7h às 19h.(TB)

Foto: Romildo de Jesus / Tribuna da Bahia

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.