sexta, 03 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

APENAS 1 DOS 78 CANDIDATOS DE BOLSONARO FOI ELEITO NO BRASIL

Redação - 17/11/2020 07:07
Foto: Lula Marques/Fotos Públicas

Jair Bolsonaro, do PSL, foi derrotado na eleição de 2020. Candidato a vereador em Laranjal do Jari (AP), Jair Sousa Silva se apresentou como Jair Bolsonaro na urna, recebeu 22 votos e ficou fora da Câmara Municipal da cidade. A situação é parecida com a de Jair Reis Bolsonaro, que disputou uma vaga de vereador em Maceió (AL), pelo PTB. Ele terminou a disputa com 39 votos.

Os dois Jair são um exemplo de um fenômeno que se repetiu pelo Brasil. Segundo dados do TSE, 83 pessoas em 24 estados registraram nomes de urna com o sobrenome Bolsonaro, mas algumas candidaturas acabaram indeferidas ou tiveram renúncia do candidato. Ao fim, 78 “Bolsonaros” sobraram na disputa – 3 candidatos a prefeito, 2 a vice-prefeito e 73 candidatos a vereador. O partido em que isso mais ocorreu foi o PSL, com 16 nomes, seguido pelo Patriota, com 10, e o Republicanos, com 8. Até um partido que faz oposição ao presidente no Congresso, o PDT, teve um Bolsonaro na disputa. Ele também não venceu.

O representante comercial Jair Reis nunca teve qualquer contato com o xará famoso, mas fez campanha pelo presidente da República em 2018. “Eu consegui virar muito voto a favor dele. As pessoas menos informadas, com menos cultura e educação, a gente conseguiu virar muito voto pra ele”, explica. Jair (o Reis) defende a pauta de costumes do presidente e viu como natural utilizar o nome na eleição. “Eu sempre fui defensor do presidente e das ideias. Nunca tive contato [com o presidente]. Foi uma situação que surgiu, o pessoal já chamava Bolsonaro pra cá, Bolsonaro pra lá, como no país todo. Como meu nome é Jair, aí eu emendei”, conta.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.