PARTIDOS DE OTTO ALENCAR E JOÃO LEÃO VENCERAM EM 191 MUNICÍPIOS E SERÃO DECISIVOS NA ELEIÇÃO DE 2022

PARTIDOS DE OTTO ALENCAR E JOÃO LEÃO VENCERAM EM 191 MUNICÍPIOS E SERÃO DECISIVOS NA ELEIÇÃO DE 2022

Se o parâmetro for o número de prefeituras conquistadas, quem venceu as eleições na Bahia foram o PSD do senador Otto Alencar e o PP do vice-governador João Leão. O PSD fez 105 prefeitos, o que significa que comandará 20% dos municípios do Estado e governará 17% da população baiana. Já o PP elegeu 86 e será o segundo partido com mais prefeitos no estado.

O DEM, do prefeito ACM Neto, conquistou apenas 37 prefeituras, sendo que 9 delas entre as 30 maiores cidades, com cerca de 30% da população baiana. Já o PT elegeu 32 prefeitos, sem contar as duas cidades, Feira de Santana e Vitória da Conquista, onde disputa o 2º turno, e governará apenas 5,4% da população baiana a partir do ano que vem. Nas 30 maiores cidades, o PT venceu apenas em Lauro de Freitas.

Ou seja, o DEM teve um bom desempenho, mas sua ação está concentrada nas médias e grandes cidades que tendem a pulverizar os votos nas eleições majoritárias. O PT, por outro lado, detém a máquina do governo e pode ampliar sua ação nos dois anos que faltam para o pleito de 2022, mas precisará do apoio de Otto e Leão.

E quem pensa que a eleição de 2022 vai ser uma disputa entre o prefeito ACM Neto (DEM) e o candidato indicado pelo governador Rui Costa, que todos acreditam será  o senador Jaques Wagner (PT),  está enganado. O PSD de Otto Alencar e o PP de João Leão continuam sendo fundamentais em qualquer eleição paro o governo do Estado.

Veja Também:  ACM Neto, Rui Costa e o resultado das eleições em Salvador