domingo, 06 de abril de 2025
Euro 6.40205 Dólar 5.8539

DORIA VIOLOU DIREITO AUTORAL DE ARNALDO ANTUNES E MARISA MONTE

Redação - 16/11/2020 16:15

O atual governador de São Paulo, João Dória (PSDB), terá que pagar uma indenização de R$ 220 mil aos cantores Arnaldo Antunes e Marisa Monte, por ter violado os direitos autorais dos artistas em uma gravação.

De acordo com o colunista Rogério Gentile, do site UOL, um laudo pericial realizado por determinação judicial, indica que a música ‘Ainda Bem’, composta pela dupla em 2010, aparece em um vídeo gravado por Dória e publicado em suas redes sociais em 2017.

A situação em questão é a inauguração do campo de futebol no parque Ibirapuera, em São Paulo. No vídeo, Dória aparece com o ex-jogador Ronaldo Nazário, e a música surge aos 45 segundos da gravação.

Em sua defesa, Dória afirma que não tinha intenção de fazer uso irregular da música, e só percebeu depois que ela estava no fundo do vídeo. “A música, com o devido respeito à obra e criação, não guarda nenhuma relação com as imagens e nem com as palavras proferidas pelo governador. Convenhamos que, para falar de esporte, se fosse o caso de escolher e sincronizar uma canção, sem dúvida seria uma obra mais frenética e com o dinamismo e força que a temática pedia”, afirmou Leonardo Bertolazzi, seu advogado, à Justiça.

Já o advogado de Arnaldo e Marisa, Caio Mariano, afirma que o atual governador de São Paulo de tentar se promover com a canção. “O vídeo possui o claro intuito de promover a imagem pessoal de Doria. Cabe ressaltar que Marisa Monte nunca autorizou nem jamais autorizaria o uso de sua voz ou mesmo interpretaria qualquer canção para qualquer publicidade, de qualquer segmento que seja, muito menos político-partidário”.

No laudo judicial, a perita Beatriz Monteiro afirma considerar que os direitos patrimoniais e autorais dos compositores foram violados, mesmo que a música tenha sido reproduzida em um evento público e aberto. “Houve a edição de vídeos, e foi mantida a trilha sonora, contendo a reprodução parcial da música, que nesta forma requereria autorização”, disse. “A falta de autorização fere a lei”.

foto: Reprodução – Veja

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.