sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

TESTES PODEM EVITAR 2ª ONDA DA COVID-19 EM SALVADOR

Redação - 12/11/2020 16:00 - Atualizado 12/11/2020

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, foram realizados 176 mil testes pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para detectar a Covid-19 até o último dia 30. Com a testagem, é possível acompanhar o crescimento do número de casos positivos na cidade. São dois tipos de teste: um é realizado na fase aguda da doença, entre o 3º e 7º dia em que o paciente apresentou os primeiros sintomas, e o outro a partir do 7º dia. A coordenadora do Laboratório Central do Município (Lacen), Olivete Borba, ressalta que o serviço de testagem é imprescindível para frear a disseminação da doença.

“Precisamos testar para que as pessoas identificadas como positivas possam cumprir o isolamento. Hoje, há muitas sendo diagnosticadas, porém assintomáticas. Mesmo não tendo sintomas ou apresentando-os de forma leve, o cidadão é portador do vírus e pode transmitir para alguém que tenha uma complicação”, alerta.

Nas unidades de saúde estão sendo realizados os testes com as pessoas que apresentam sintomas leves. Para quem apresenta sintomas mais graves, a testagem é feita nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) e gripários. “Quando uma pessoa vai para a unidade de saúde, faz o teste e é identificado que ela tem sintomas mais graves, é contactada uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que a leva para o serviço de urgência”, explica.

Desde o dia 28 de setembro, apenas as unidades básicas de saúde já realizaram 1.847 testes rápidos. Deste total, 269 exames tiveram resposta positiva para a doença. De acordo com dados obtidos no portal da Transparência da SMS, que mostra índices relacionados à Covid-19 em Salvador, há quase 93 mil casos confirmados da doença na cidade. Deste total, 90 mil casos foram curados. Foram registrados 2.676 óbitos em função da Covid-19.

 

Foto: Bruno Concha/Secom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.