sábado, 28 de setembro de 2024
Euro 6.1121 Dólar 5.4583

JARDIM BOTÂNICO DE SALVADOR É REABERTO AO PÚBLICO

Redação - 12/11/2020 16:12 - Atualizado 12/11/2020

Uma importante área de estudo, manutenção e conservação da Mata Atlântica na capital baiana está de cara nova e novamente disponível à visitação do público. O prefeito ACM Neto inaugurou, na manhã desta quinta-feira (12), a requalificação do Jardim Botânico de Salvador, situado no bairro de São Marcos.

O local passou por obras realizadas pela Prefeitura, concluídas em um ano, com investimento de R$9,6 milhões, proveniente de financiamento feito com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), por meio do Programa de Requalificação Urbana de Salvador (Proquali) e recursos próprios.

A cerimônia de inauguração, voltada para a imprensa, contou ainda com a presença da presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, do titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luciano Sandes, e do secretário de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), João Resch.

Durante a entrega, o prefeito ressaltou que a requalificação do Jardim Botânico é uma das ações concretas que fazem parte dos planos de Adaptação e Mitigação às Mudanças Climáticas em Salvador e de Resiliência. “Nós temos ações concretas nessa área de mudanças climáticas, e essa daqui é uma delas. E eu aproveito para fazer um convite à população para vir aqui conhecer o novo Jardim Botânico da cidade, esse grande patrimônio que estava abandonado, esquecido e que nós recuperamos”, disse.

O projeto de requalificação do Jardim Botânico foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e as obras coordenadas pela (Seinfra). Todas as intervenções do projeto tiveram como objetivo a ampliação da estrutura física atual e, em especial, a proteção do herbário existente no local, que é administrado pela Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis).

Com valor ambiental inestimável para o município, o espaço tem cerca de 61 mil espécies vegetais em 160 mil metros quadrados de área. O Jardim Botânico já entra em funcionamento esta semana, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para evitar aglomerações devido à pandemia de Covid-19, não serão agendadas visitas com turmas ou grupos escolares.
No local também estão em exposição para entrega aos visitantes algumas mudas de espécies nativas frutíferas, utilizadas na culinária e medicinais, a exemplo do Cajueiro, árvore de Aroeira, Pitanga e Urucum.

 

 

Fotos: Valter Pontes/Secom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.