O importante recuo no volume do setor de serviços na Bahia em setembro, frente ao mesmo mês de 2019 (-16,7%), foi resultado de quedas em todos os cinco grupos de atividades investigados pelo IBGE. Foi a sexta vez neste ano e a terceira vez consecutiva que se registrou esse cenário de retração generalizada no estado, que já havia ocorrido em março, abril, maio, julho e agosto.
Também repetindo um quadro verificado desde março, as duas atividades que mais contribuíram para a queda geral do setor de serviços na Bahia, em setembro, foram os serviços prestados às famílias (-47,9%) e os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-12,2%), que tiveram, respectivamente, o maior e o terceiro maior recuos no mês.
O segmento de serviços prestados às famílias voltou a mostrar desaceleração no ritmo de queda, retraindo menos em setembro (-47,9%) do que em agosto (-67,4%) e julho (-79,9%). Continua, porém, o mais impactado pela pandemia, acumulando recuo de -45,9% no ano de 2020. Os transportes caem seguidamente desde fevereiro, mas também seguiram com desaceleração no ritmo de recuo frente a os meses anteriores.
Das cinco atividades pesquisadas, apenas os serviços profissionais, administrativos e complementares (-20,4%, segundo recuo mais intenso) caíram mais em setembro do que em agosto (-17,8%).
Foto: divulgação