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A TARDE/POTENCIAL PESQUISA: BRUNO REIS MANTÉM CRESCIMENTO E DEVE GANHAR NO PRIMEIRO TURNO

Redação - 12/11/2020 07:13 - Atualizado 12/11/2020

Segundo dados do último levantamento A Tarde/Potencial Pesquisa na capital baiana, o vice-prefeito Bruno Reis (DEM) tem uma larga vantagem na preferência do eleitorado baiano e deve conquistar as eleições no primeiro turno. O aliado do prefeito ACM Neto, tem 48% das intenções de voto, o que corresponde a 52,7% dos votos válidos, segundo a pesquisa. Em seguida, aparece a Major Denice (PT), que cresceu numericamente durante a campanha, chegando a 12% das intenções de voto. No entanto, ela ainda está empatada tecnicamente com Olívia Santana (PCdoB), que pontua com 7%, e o Pastor Sargento Isidório (Avante), que registra 6%.

Olívia e Isidório, por sua vez, também estão empatados tecnicamente com Cezar Leite (PRTB), que alcançou 4% das intenções de voto. Bacelar foi o último postulante com pontuação, ao ser o preferido de 1% dos entrevistados. Hilton Coelho (PSOL), Celsinho Cotrim (Pros) e Rodrigo Pereira (PCO) não chegaram a 1% das intenções de voto. Candidato do prefeito ACM Neto (DEM), Bruno cresceu 13 pontos percentuais em dois meses, conforme a pesquisa: tinha 35% das intenções de voto em setembro, passou a 43% em outubro e chegou aos atuais 48%. Definido pela oposição a Neto como desconhecido, principalmente durante a pré-campanha, o vice-prefeito figura às vésperas do pleito como o candidato mais conhecido – somente 1% dos entrevistados disseram não conhecê-lo suficientemente bem.

Diretor da Potencial Pesquisa, o estatístico e especialista em marketing político Zeca Martins afirma que a propaganda eleitoral e o apoio do prefeito foram determinantes para o desempenho de Bruno na série de pesquisas. “É normal que determinados candidatos cresçam e outros percam intenção de votos ao longo do processo. Ter mais tempo de televisão ajuda bastante ele. É um reflexo da campanha em si, não só pelo tempo de exposição, mas a estratégia de colar a imagem de ACM Neto nele”, diz.

Com o avanço da campanha e da propaganda eleitoral, todos os candidatos se tornaram mais conhecidos do eleitorado, em comparação com a pesquisa de outubro. Quem obteve o resultado mais significativo, porém, foi Denice, candidata do governador Rui Costa (PT), que se tornou conhecida em patamar semelhante a Bruno, Olívia e Isidório. Dos entrevistados, apenas 3% disseram não conhecer a candidata do PT – este foi o mesmo índice para Isidório. A comunista, por sua vez, é desconhecida para 5% dos entrevistados.

“As pessoas sabem quem é a Denice. Também por ela ser do Partido dos Trabalhadores, que tem uma militância em ação para torná-la conhecida. Mas não foi o suficiente, até o momento, para ameaçar o posto de Bruno e forçar um segundo turno”, avalia Martins. Mais conhecida, Denice também cresceu nas intenções de voto, passando de 7% em setembro para 8% em outubro, e agora chegando a 12%. Quem também cresceu numericamente foi Cezar Leite, que registrou 2% nos dois primeiros levantamentos e alcançou 4% na atual rodada. Isidório, por sua vez, registrou queda: tinha 10% em setembro e passou para 6%, percentual repetido neste mês. Olívia também começou com 10%, foi a 5% e agora tem 7%.

Ao avaliar o lançamento de múltiplas candidaturas da base do governo Rui Costa (PT), o diretor da Potencial diz ter “a sensação de que a estratégia não funcionou, se é que isso foi pensado”. “Talvez o governo não tenha cedido a algumas reivindicações do PCdoB, por exemplo, e eles lançaram candidatura própria. Denice poderia estar mais competitiva. Se foi realmente uma estratégia, não funcionou até então”, acrescenta.

Foto: divulgação

 

 

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