Considerada atividade essencial da economia, em 2020, o papel do supermercado na vida da população tornou-se ainda mais relevante, já que 87% da comercialização dos itens de primeira necessidade no país acontece via setor supermercadista. De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), o segmento é responsável por empregar 1,8 milhão de pessoas. No contexto de pandemia da COVID-19, o supermercado foi um dos poucos estabelecimentos que se manteve de portas abertas. Na Cencosud Brasil, quarta maior supermercadista do Brasil – grupo ao qual pertence o GBarbosa, Perini, Mercantil, Prezunic e Bretas – são cerca de 24 mil colaboradores distribuídos em mais de 200 lojas em oito estados.
“São diversas histórias de pessoas que começaram como empacotadores e hoje ocupam cargos de liderança, mostrando que somos gente que cresce com a gente. Temos orgulho em colaborar para a geração de empregos nas comunidades onde estamos presentes e poder realizar o nosso propósito de servir com paixão e abastecer as famílias com qualidade. Neste Dia do Supermercado parabenizo todos que trabalham incansavelmente no setor”, celebra Jacqueline Fontes, diretora de Recursos Humanos da Cencosud Brasil.
As equipes garantiram o estoque e abastecimento das famílias, negociaram com a indústria e mantém a política de preço justo, além de seguirem à risca as recomendações das autoridades sanitárias e disponibilizarem horários alternativos para grupos de risco. “Diante de tantas superações em 2020 é importante frisar o papel de quem trabalha diariamente para manter o setor em funcionamento. Todos os suprimentos que precisamos encontra-se nas prateleiras graças a esse time”, reconhece Jacqueline.
Avanços no e-commerce
Para a economia, o supermercado continua ampliando as inovações com delivery, parcerias com startups de tecnologia e voltando-se para a multicanalidade pela qual o cliente busca praticidade. Em agosto, o grupo Cencosud anunciou a parceria com a Cornershop (companhia controlada por Uber Technologies Inc.), que prevê o acesso às lojas e produtos por meio dos aplicativos Cornershop e Uber Eats. Além disso, as bandeiras implantaram serviço de delivery por Whatsapp em algumas unidades, aplicativos de descontos personalizados e site para venda de alimentos, como no caso do Bretas, Prezunic e GBarbosa.
Foto: divulgação