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BLACK FRIDAY PODE APRESENTAR QUEDA DE 7% NO CONSUMO EM 2020, DIZ ESPECIALISTA

Redação - 10/11/2020 13:00 - Atualizado 10/11/2020

João Paulo Almeida

A expectativa de movimentação de consumo das famílias durante a Black Friday de 2020 apresenta uma queda superior a 7%. Segundo Stella Kochen Susskind, pesquisadora do mercado online e proprietária da SKS CX Customer, empresa de análise do mercado internacional online, o consumo das famílias deve apresentar uma queda acentuada em relação a 2020 devido ao momento de crise financeira e pandemia que o mundo enfrenta.

Por meio de artigo, Stella explica que “embora o faturamento de 2019 com a ação sazonal tenha sido de R$ 3,2 bilhões, este ano se apresenta como uma incógnita; ou seja, em um cenário de incertezas, a expectativa é que o consumo das famílias recue 7,1%. Para se ter uma ideia, em abril, a retração nas vendas do comércio varejista foi de 23,4%; setores como vestuário e calçados foram os mais impactados com retração de 39%; em contrapartida, os hiper e supermercados, além de produtos alimentícios, cresceram 11%”.

Porém, a especialista ressalta que o isolamento social proporcionou um aumento nas vendas on-line, já que o isolamento favoreceu as compras por impulso. “Em maio, o e-commerce representou 12,6% do comércio varejista. O número de novos e-shoppers cresceu mais de 40%, representando 18% dos consumidores on-line. Essa tendência deve permanecer, sobretudo porque as compras funcionaram como uma válvula de escape; uma forma de inclusão social em um contexto tão adverso”, disse.

Stella diz também que “52% dos brasileiros estão gastando mais tempo na pesquisa por produtos ou lojas; 52% compraram on-line em uma loja que nunca tinham comprado antes; 47% aumentaram as buscas nas categorias do varejo e 50% sentem que as prioridades mudaram”. Os números mostram um cenário de incerteza para o período que pela primeira vez vem acompanhado de uma pandemia e no Brasil de eleições municipais.

Foto: divulgação

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