terça, 08 de abril de 2025
Euro 6.49351 Dólar 5.9159

BUSH PARABENIZA BIDEN, MAS TRUMP NÃO RECONHECE RESULTADO

Redação - 09/11/2020 09:00 - Atualizado 09/11/2020

O ex-presidente republicano George W. Bush (2001-2009) marcou distância do presidente Donald Trump neste domingo e parabenizou o democrata Joe Biden por sua vitória na eleição para a Presidência dos Estados Unidos. A maioria dos republicanos proeminentes do Congresso, no entanto, continua apoiando a posição de Trump, que ainda não reconheceu a vitória do democrata, projetada pelos principais meios de comunicação americanos quando ele alcançou os mais de 270 votos necessários para vencer no Colégio Eleitoral.

Em vários tuítes hoje, Trump voltou a afirmar, sem apresentar provas, que houve fraude em estados onde Biden venceu. As postagens foram marcadas pelo Twitter como contendo informação não confirmada. O presidente não se pronunciou publicamente desde a vitória do rival. A Casa Branca negou informações de que seu genro, Jared Kushner, estivesse tentando convencê-lo a aceitar a derrota. A avaliação de especialistas é que as ações judiciais impetradas por Trump em vários estados onde a votação foi mais apertada, como Pensilvânia e Michigan, têm poucas chances de alterar o resultado. De acordo com o New York Times, assessores jurídicos do presidente já se reuniram com ele no fim de semana e deixaram claro que as chances de sucesso da ofensiva judicial são mínimas.

Votações apertadas são normais nos Estados Unidos, onde dois grandes partidos dividem a preferência do eleitorado. O próprio Trump venceu em Michigan, Wisconsin e Pensilvânia em 2016 por uma diferença de apenas 80 mil votos somados os três estados. Neste ano, nos mesmos estados, Biden tem agora mais 231 mil votos. Nos três estados em que ainda não é possível projetar o vencedor, Biden lidera no Arizona e na Geórgia, e Trump apenas na Carolina do Norte.

No comunicado em que revelou ter telefonado para Biden, o ex-presidente Bush afirmou que os americanos podem ter confiança no pleito, pois ele foi “fundamentalmente justo”, “sua integridade será mantida e seu resultado é claro”. Bush ainda fez um apelo por união no país. “Devemos nos unir pelo bem de nossas famílias e vizinhos, e por nossa nação e seu futuro”, escreveu. Bush, o único presidente republicano ainda vivo, também chamou o democrata de “um bom homem” que irá unir os Estados Unidos:

“Embora tenhamos diferenças políticas, sei que Joe Biden é um bom homem, que ganhou a oportunidade de liderar e unificar nosso país. O presidente eleito reiterou que, embora concorra como democrata, governará para todos os americanos. Ofereci a ele o mesmo que ofereci aos presidentes Trump e Obama: minhas orações por seu sucesso e minha promessa de ajudar no que puder”, escreveu Bush.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.