sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

LEONELLI DESAPROVA IDEIA DE VARIAS OPOSIÇÕES

Redação - 05/11/2020 11:23

Depois da pesquisa Ibope que apontou a disparada de Bruno Reis (DEM) na disputa pela prefeitura de Salvador, o ex-secretário e membro da Executiva do PSB, Domingos Leonelli, usou as redes sociais para criticar a pulverização de candidaturas no grupo do governador Rui Costa (PT). Para o socialista, foi uma “infeliz ideia” ter vários candidatos da oposição ao Palácio Thomé de Souza. Na base petista, são cinco nomes brigando pelo Executivo soteropolitano: Major Denice Santiago (PT), Olívia Santana (PCdoB), Pastor Sargento Isidório (Avante), Celsinho Cotrim (Pros) e Bacelar (Podemos).

“Enquanto a ‘oposição’ ao prefeito (ACM Neto) divide-se em quatro pequenas campanhas (na verdade, são cinco) da base de apoio de Rui Costa e mais a de Hilton do PSOL, a candidatura de Bruno Reis toma uma proporção enorme. Creio que é a campanha mais desigual que já se viu na história desta cidade.  Na TV, nas redes e nas ruas quase só se vê Bruno Reis, numa campanha correta, mas monocórdica. Os candidatos da oposição desmancham-se em sorrisos nos seus poucos tempos de TV, sem um ataque político, ideológico ou administrativo pesado a Neto e Bruno. Não há nenhuma coordenação entre as candidaturas de oposição. Tudo indica que a infeliz ideia de ter vários candidatos para viabilizar um segundo turno, além de começar pelo erro de já reconhecer a derrota no primeiro turno, também está correndo o sério risco de não se concretizar. Que campanha”, escreveu Leonelli, em tom de lamento.

O Ibope divulgado na semana passada pela TV Bahia aponta que o candidato do DEM, Bruno Reis, venceria no primeiro turno, se as eleições fossem hoje. De acordo com o levantamento estimulado, o democrata soteropolitano tem 61% das intenções de votos. Em seguida, aparecem a Major Denice com 13%, Olívia Santana com 7%, e Pastor Sargento Isidório com 5%. Bacelar, Cézar Leite (PRTB) e Hilton Coelho (PSOL) têm 1%, cada um.  Segundo a consulta, Rodrigo Pereira (PCO) e Celsinho Cotrim (Pros) não pontuaram. Brancos e nulos somam 6%. A pesquisa ouviu 602 eleitores, entre os dias 28 e 29 de outubro. O nível é confiança é de 95%, e o número identificação no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TER-BA) é 06917/2020.

“As últimas pesquisas confirmam o que eu já disse. A digna Major Denice, 15 dias antes da eleição, alcança o patamar em que a deputada Lídice da Mata estava há meses atrás sem campanha, sem apoios e sem alianças: 10 a 13 % das intenções de voto. Seu crescimento aparentemente deu-se em cima dos votos de Olivia, Isidório e Bacelar. E também do apoio da própria Lídice”, avaliou Leonelli.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.