O segmento de turismo de negócios apresentou no terceiro trimestre do ano vendas de R$ 548,2 milhões, valor que corresponde a uma queda de 81,7% em relação ao mesmo período de 2019. No segundo trimestre, a queda foi mais intensa, de 90,2%, para R$ 295,1 milhões. Os dados são da Associação Brasileira de Viagens Corporativas (Abracorp).
O segmento respondia por cerca de 60% das vendas do setor de turismo no Brasil antes da pandemia de covid-19. Gervásio Tanabe, presidente-executivo da Abracorp, estima que hoje o turismo de negócios representa de 15% a 20% das vendas totais do turismo no Brasil.
“No ano, as vendas devem atingir queda de 60% a 70%. Esperávamos uma recuperação mais rápida, que não está acontecendo”, afirmou Tanabe. No ano passado, o mercado de turismo de negócios movimentou R$ 11,39 bilhões em vendas.
De acordo com os dados da Abracorp, houve melhora no ritmo de vendas na comparação mês a mês no terceiro trimestre. Em setembro, as vendas somaram R$ 207,4 milhões e era 67% maiores do que o total registrado em julho. “O setor esperava um crescimento de 30% ao mês, mas a retomada está lenta. Um dos reflexos disso é o desequilíbrio na definição dos preços dos serviços turísticos”, afirmou Tanabe. (Valor)
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil