O Governo do Estado inicia mais uma etapa de testagens para o novo coronavírus na quinta-feira (05) em estudantes, professores e funcionários de Salvador. Desta vez, a ação beneficiará as comunidades escolares dos colégios estaduais localizados na região da Cidade Baixa.
A ação, que prossegue até segunda-feira (9/11), deverá alcançar 14.483 pessoas, sendo 13.609 estudantes, 570 professores e 304 funcionários das 14 escolas estaduais localizadas nos bairros de São Joaquim, Calcada, Dendezeiro, Largo de Roma, Boa Viagem, Ribeira, Bonfim, Uruguai e Massaranduba. A iniciativa é desenvolvida pelas secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (SESAB), com a aplicação de testes do tipo RT-PCR, que serão analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN).
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre esta nova fase das testagens. “O governador Rui Costa decidiu realizar mais uma etapa de testes para o novo coronavírus na nossa comunidade escolar e isso mostra, mais uma vez, o cuidado e o zelo com os nossos estudantes, professores e funcionários. O procedimento segue todos os protocolos de segurança e os que derem positivo serão acompanhados pelos órgãos de Saúde. Todos continuam a ser orientados a reforçar os cuidados de prevenção, que são fundamentais neste período de pandemia”.
O primeiro dia da testagem na Cidade Baixa será no Centro Estadual de Educação Profissional Empreende Bahia (CEEP Bahia), escola-polo dos bairros de São Joaquim e Calçada, que recebe a sua própria comunidade escolar e da Escola Estadual Castro Alves. Ainda no dia 5, o Colégio da Polícia Militar (CPM) Dendezeiros, escola-polo dos bairros do Dendezeiros, Largo de Roma e Boa Viagem, recebe a sua própria comunidade escolar e a do Colégio Estadual Abílio Cesar Borges. (Veja abaixo cronograma geral).
Testagens – Os testes RT-PCR já foram aplicados nas comunidades escolares de 18 escolas da Liberdade e região, de 28 do Subúrbio Ferroviário de Salvador e de 21 de Cajazeiras e região. No interior, foram aplicados testes rápidos em estudantes, professores e funcionários da rede estadual nas cidades de Itajuípe, Itabuna, Ilhéus, Ipiaú, Uruçuca e Jequié. Para a realização dos exames, as unidades escolares são preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos. Também é exigido o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). E todos aqueles que foram fazer o teste tiveram que usar máscara de proteção.
Foto: Luiz Carrera