O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou nesta segunda-feira (2) o que chamou de “balão de ensaio” do governo federal na condução de política econômica e afirmou que criar um programa para substituir o Bolsa Família fora do teto de gastos é populismo.
Maia participou de uma videoconferência do jornal Valor e comentou a indefinição do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) em relação a quais medidas adotar para reverter a trajetória crescente do déficit primário e a criar um programa mais amplo que o Bolsa Família que respeite o teto de gastos —mecanismo que corrige o crescimento da despesa pela inflação.
Segundo o deputado, o entrave não está na articulação política. “O problema está na decisão do que vai fazer. Por enquanto, nenhum de nós tem certeza do que o governo vai fazer”, afirmou. E disse ainda: “Nós estamos vendo a cada semana uma linha de atuação. Uma semana você vê balão de ensaio em prorrogar o auxílio emergencial, em outro momento você vê balão de ensaio de prorrogar estado de calamidade”.
Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados