terça, 02 de julho de 2024
Euro 6.0887 Dólar 5.68

JUSTIÇA ELEITORAL ACATA PEDIDO E SUSPENDE PESQUISA IBOPE

Redação - 30/10/2020 14:55 - Atualizado 30/10/2020

A divulgação da nova edição da pesquisa Ibope, contratada pela TV Bahia, foi suspensa pela Justiça Eleitoral. A decisão foi tomada pelo juiz Antônio Mônaco Neto da 13ª Zona Eleitoral, após pedido da coligação Vamos Cuidar de Gente, do candidato Pastor Sargento Izidório (AVANTE). Na peça, segundo o A Tarde, o corpo jurídico da coligação alega que a pesquisa eleitoral seria irregular e ingressou com pedido de impugnação ao registro e divulgação de pesquisa que seria veiculada hoje (30).

“A metodologia da pesquisa, posto que realizada de forma presencial, em descumprimento aos protocolos de natureza sanitária para evitar a propagação do COVID-19”. Outras alegações incluem a “estratificação dos entrevistados quanto ao nível econômico”, o que descumpriria resolução do TSE, “falha no sistema de controle com apenas 20% dos questionários checados”, “indução quanto ao segundo turno” e “irregularidade na desconsideração da intenção de voto, trazendo incertezas e descrédito na intenção de voto do eleitor”, argumenta o grupo.

O magistrado considerou os documentos apresentados pela coligação e as reclamações apontadas no levantamento foram verificadas irregularidades. “Referente a ausência dos estratos econômicos com a especificação da faixa de renda mensal familiar dos entrevistados, constata-se que houve um descumprimento do previsto no art. 2o, IV, da Resolução TSE no 23.600/2019, o que consequentemente afeta a credibilidade da pesquisa. Referente ao questionário sobre o segundo turno das eleições 2020, de fato, nota-se que o pré-candidato Bruno Reis aparece em todas as perguntas, o que pode levar à indução do eleitor na escolha daquele”.

A tutela de urgência foi concedida e a divulgação da pesquisa em qualquer meio de comunicação terá pena de multa diária no valor de R$10.000 até que as irregularidades indicadas sejam ajustadas.

Foto: Claudio Andrade/Câmara dos Deputados

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.