sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

DESEMPREGO VAI AUMENTAR EM 2021, DIZ SECRETÁRIO DE GUEDES

admin - 28/10/2020 19:45 - Atualizado 28/10/2020

O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, afirmou nesta quarta-feira (28) que os dados de desemprego devem mostrar elevação em 2021 refletindo a maior busca por trabalho com a reabertura de atividades. De acordo com a Folha, o secretário apontou que os números devem aumentar mesmo que haja avanço em contratações. O motivo para a discrepância, disse ele, estaria na metodologia usada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que tradicionalmente considera como desempregado somente quem está, de fato, procurando trabalho.

“Muitas pessoas perderam emprego e não estavam procurando porque a cidade estava fechada. Então as pessoas estavam desempregadas, mas não apareciam na pesquisa”, afirmou em encontro virtual com representantes do banco Safra transmitido pela internet.

A busca por vagas já está sendo registrada nos dados. A taxa de desemprego subiu de 13,6% em agosto para 14% em setembro, a maior da série histórica da Pnad Covid, pesquisa criada pelo IBGE para mensurar os efeitos da pandemia sobre o mercado de trabalho e a saúde dos brasileiros. De acordo com os técnicos do IBGE, o crescimento ocorre em função tanto das pessoas que perderam suas ocupações, quanto das pessoas que começam a sair do distanciamento social e voltam a pressionar o mercado de trabalho.

 

Foto: Mathilde Missioneiro/Folhapress

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.