O imbróglio envolvendo a vacina contra o coronavírus continua. Nesta terça, o governador da Bahia criticou a atitude do presidente Jair Bolsonaro, em se posicionar contrário ao suporte de saúde. Rui lembrou, então, que o Brasil nunca teve vacinação obrigatória e que, mesmo no caso da nova doença, não irá acontecer.
Segundo o petista, partir de uma premissa falsa é a tática do Governo Federal. “Vacina em ser humano nunca foi obrigatório […] esse debate é falso. Quer confundir a cabeça dos brasileiros, mas isso nunca aconteceu no Brasil”, disse Rui, afirmando ainda que a única obrigatoriedade que existe é a do Governo Federal comprar doses de vacinas e disponibilizá-las para a população.
Ainda segundo Rui, toda campanha contra a “vacina da China”, como relaciona Bolsonaro à produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa SinoVac, já virou motivo de “piada” de outras nações. “Virou caso de comédia para o resto do mundo”, lamentou o petista, que citou a frase dita por Bolsonaro de que era preciso encontrar a “cura” no lugar de investir na vacina. “Vi essa declaração reproduzida em vários jornais do mundo inteiro, como uma piada”, acrescentou.