O secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, usou seu Twitter para comentar um questionamento que tomou conta das discussões na Bahia: uma possível segunda onda de Covid-19 no estado. De acordo com os dados, existe uma estabilização dos casos, mas o índice também mostra que o número de contágios parou de cair.
“Tenho sido perguntado sobre segunda onda de Covid-19. Os gráficos mostram claramente o atingimento de um platô tanto no número de casos ativos quanto nos casos novos. Esse platô, na sequência da forte redução que vinha ocorrendo (queda sustentada), significa uma retomada do processo de contágio”, escreveu, nesta segunda-feira (26).
Porém, o gestor afirma que essa retomada ainda não pode ser considerada uma segunda onda. “Não podemos chamar de segunda onda, muito menos semelhante ao que está ocorrendo na Europa, mas esses dados nos alertam sobre as consequências do descontrole que está ocorrendo em algumas cidades”, completou Fábio.
Uma das hipóteses levantadas para a volta das contaminações se dá em função da campanha eleitoral de 2020 no interior, que gera aglomerações.