O governador Rui Costa disse hoje (20) que tem realizado testagem para covid-19 em regiões específicas de Salvador para avaliar o retorno às aulas na Bahia. “Nós estamos fazendo as testagens na região da Liberdade, Pero Vaz e Pau Miúdo. A ideia é ir monitorando a situação do vírus e o nível de contágio atual na rede escolar. Nós temos identificado pelo menos 10% da rede escolar apresentando covid-19. Isso é um dado que temos e vamos continuar a fazer esses testes”, afirmou.
Rui comentou sobre a queda da quantidade de testes realizados em municípios do interior durante o período pré-eleitoral. “Fiz esse apelo ontem e vou repetir hoje. Quero pedir para que os prefeitos e prefeitas para que continuem fazendo testes. O Estado tem teste de PCR. Então, é só solicitar para a Secretaria de Saúde para que a gente possa continuar monitorando a situação do vírus na Bahia, mesmo com a redução da incidência de pessoas procurando a rede hospitalar”.
Ele alertou ainda que as aglomerações em festas e eventos políticos têm retardado a retomada de alguns setores e, principalmente, a volta às aulas. “Eu fiz uma reunião com o pessoal da Sesab analisando esta situação. A informação dos técnicos é que, se não fosse essa movimentação desse período eleitoral com aglomerações, talvez tivéssemos com números de infectados muito abaixo. A avaliação dos técnicos é que esse movimento segurou a continuidade da queda. Significa que as aglomerações em caminhadas e passeatas políticas e outras situações como festa com paredão geram novos contaminados. Talvez se isso não acontecesse, a gente poderia estar falando de um retorno muito a curto prazo. Mas vamos acompanhar pra ver qual o comportamento do vírus. Nos preocupa muito o desdobramento disso. Me assusta o volume de aglomerações”.
Foto: Fernando Vivas/GOVBA