domingo, 30 de junho de 2024
Euro 5.9938 Dólar 5.5988

REAJUSTE DE PLANO DE SAÚDE SERÁ APLICADO EM JANEIRO

Redação - 19/10/2020 12:06 - Atualizado 19/10/2020

Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu suspender, por 120 dias, a aplicação de reajustes aos contratos de parte dos planos de saúde, e, com o prazo marcado para acabar em dezembro, contudo os consumidores precisam ficar atentos e se preparar para um início de ano ainda mais pesado financeiramente.

A suspensão, que teve início em setembro e seguirá até dezembro, é válida para reajustes anuais e para mudança de faixa etária dos planos de assistência médico-hospitalar. A medida vale, segundo informações da ANS, para os planos individuais, familiares e coletivos.

Por outro lado, a suspensão autorizada pela ANS não atinge, automaticamente, planos coletivos empresariais com mais de 30 segurados, o que hoje representa, segundo números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), 67% do mercado – não regulados.

Nesse caso, a agência informou que não existe data-base para aplicação de reajuste anual e o percentual deverá ser negociado entre a pessoa jurídica contratante e a administradora. Na prática, segundo o Idec, isso “inviabiliza a suspensão do aumento para esses usuários”. A pandemia, entretanto, tem feito muitas operadoras segurarem os aumentos – e isso também pode desaguar em um janeiro “pesado”.

“A partir de janeiro do ano que vem, as operadoras poderão fazer a cobrança desses reajustes que estão sendo postergados. Então, os reajustes serão aplicados, mas não serão cobrados agora, somente a partir do ano que vem”, ressalta Toledo ao site Metrópoles.

Foto: Ilustrativa

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.