quinta, 09 de maio de 2024
Euro 5.4694 Dólar 5.0932

COVID-19: CÂMERAS NA LAPA E PIRAJÁ JÁ MONITORARAM MAIS DE 2,7 MI

Redação - 19/10/2020 15:04 - Atualizado 19/10/2020

As câmeras de medição de temperatura corporal implantadas nas estações da Lapa e de Pirajá, do Sistema Metroviário, já alcançaram o total de 2.720.558 passageiros monitorados, até o último dia 15 de outubro. Os equipamentos foram inaugurados no dia 1º de junho, como estratégia de combate à disseminação do novo coronavírus. Do total de pessoas monitoradas, 13.205 delas apresentaram temperatura maior ou igual a 37,8º C e 959 passageiros mantiveram a alteração na contraprova, o que pode indicar a infecção pela Covid-19.

As pessoas suspeitas de infecção pela Covid-19 foram abordadas por agentes de saúde devidamente capacitados para a ação e encaminhados para testagem, nas próprias estações, onde a CCR Metrô Bahia disponibilizou salas. Ao todo, foram realizados 979 testes rápidos, com 83 resultados positivos, e 762 pessoas realizaram o exame RT-PCR, padrão ouro na detecção do coronavírus. Foram confirmados 183 testes PCR positivos no período. O material coletado para o exame PCR, que identifica a causa da infecção, é encaminhado para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), e os passageiros recebem os resultados em 48 horas.

O monitoramento da temperatura dos passageiros por câmeras foi implementado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), por meio da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) e com o apoio da CCR Metrô Bahia. De acordo com o diretor presidente da CTB, Eduardo Copello, “estamos em um momento sensível, quando as atividades econômicas já estão sendo desenvolvidas e que a população está fazendo, já há bastante tempo, um esforço importante para continuar cumprindo os protocolos de segurança que continuam sendo muito importantes. Segundo esses protocolos, quando uma pessoa é identificada com a temperatura alterada, esse já é um indicativo da possibilidade de infecção pelo coronavírus. E com os testes sendo realizados e os casos confirmados, essas pessoas vão reforçar o isolamento, evitando contaminar outras pessoas, e vão se cuidar  melhor”.

 

 

 

 

 

Foto de arquivo: Mateus Pereira/GOVBA

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.