quinta, 18 de abril de 2024
Euro 5.5871 Dólar 5.2485

A DEMOCRACIA DOBROU O PESCOÇO DE BOLSONARO E TALVEZ AGORA O GOVERNO FUNCIONE

Redação - 19/10/2020 09:53 - Atualizado 19/10/2020

A democracia brasileira dobrou o pescoço duro de Bolsonaro e agora o capitão vai  governar obedecendo as regras do processo democrático. A democracia é um sistema complexo composto por 3 poderes,  independentes  e autônomos,  que possuem a função de fiscalizar e limitar a si mesmo e fiscalizar cada poder através de um sistema de pesos e contrapesos.

Bolsonaro passou dois anos do seu governo tentando dinamitar esse sistema e colocando o Poder Executivo em luta aberta contra o Legislativo e o Judiciário. Apoiado por milícias digitais,  tentou desacreditar o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, colocando neles a culpa pela inércia do governo e apoiando explicitamente movimentos que propunham o fim do Supremo e a intervenção militar.

Mas a democracia brasileira resistiu e o Congresso Nacional agiu fortemente no sentido de não deixar o presidente governar autoritariamente, derrubando vetos, propondo leis e não aprovando projetos vindos do Palácio do Planalto. Não foram poucas, por outro lado, as vezes em que o STF invalidou leis propostas pelo Poder Executivo e a corte mostrou o seu poder  impedindo a paralisação de processos contra  familiares do presidente e tornando inválidas as leis que agrediam a constituição.

Após dezenas de derrotas, Bolsonaro percebeu que se mantivesse a postura de quebra da ordem institucional seu destino seria o impeachment e foi forçado a dobrar o pescoço, criando uma base parlamentar no Congresso, atraindo deputados e senadores do Centrão e a abraçar, literalmente, o STF.  A democracia funcionou e colocou o Presidente na rota certa, mesmo com sua base de extrema direita esperneando.

Isso não quer dizer que Congresso e Supremo são as vestais do sistema, pelo contrário, a absurda liberação do traficante André do Rap pelo Ministro Marco Aurélio Mello e o caso de corrupção explícita do senador flagrado com dinheiro na cueca, mostram que esses poderem precisam mais que nunca serem fiscalizados e limitar a si mesmos como, aliás, a própria corte fez ao desautorizar seu ministro por um placar de 9X0.

Bolsonaro foi submetido pela força da democracia brasileira e o Congresso Nacional e o STF também precisam estar submetidos a ela.  Quando o Brasil teve um presidente corrupto, tirou-se esse presidente sem precisar acabar com a instituição da Presidência da República, e o mesmo vale para Congresso e STF e o sistema pode e deve limitar seus poderes, mas nunca propor o fim dessas instituições, pois elas são o cerne da democracia. E o Presidente Bolsonaro percebeu isso, tanto que agora está de mãos dadas com o Congresso Nacional e o STF plenamente integrado no presidencialismo de coalização. Quem sabe assim, o governo Bolsonaro deslancha?  (EP – 20/10/2019)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.