terça, 16 de abril de 2024
Euro 5.5945 Dólar 5.2913

SALVADOR É A CAPITAL COM MENOR APROVAÇÃO DO GOVERNO BOLSONARO, REVELA PESQUISA

Redação - 18/10/2020 07:11 - Atualizado 18/10/2020

O menor índice dos que consideram o governo do presidente Jair Bolsonaro ótimo ou bom é de 18%, e foi registrado na capital baiana, mostra uma rodada de pesquisas realizadas pelo Ibope em 25 capitais. Já em Boa Vista (RR) a aprovação do presidente é a maior, com 66%. Quando analisado o percentual de reprovação, essas duas cidades também ocupam os dois extremos. Na primeira capital, o percentual dos que avaliam o governo como ruim ou péssimo atinge 62%, enquanto na segunda, 15%.

De acordo com levantamento feito pelo G1 Brasília, a média de aprovação ao governo Bolsonaro é maior nas capitais do Norte e do Centro-Oeste e menor no Nordeste, no Sul e no Sudeste.

Salvador faz parte do grupo das capitais com maior rejeição ao presidente, junto com Teresina, Porto Alegre, Fortaleza, São Paulo, Recife, Belém, Vitória e Florianópolis. No grupo das cidades com aprovação acima da média nacional estão, além de Boa Vista, cidades como Manaus, Porto Velho, Cuiabá e Rio Branco. Apenas em São Luís (MA) ainda não foi feito um levantamento do Ibope após o registro oficial das candidaturas.

“Em Salvador, há uma tradição de lideranças do PT na capital ou de partidos de esquerda que talvez explique essa reprovação alta. Ou seja, o que é possível dizer é que há questões locais que afetam esses percentuais. Mas, no geral, as capitais estão relativamente dentro da média geral da pesquisa nacional”, observa o professor da UFG Pedro Mundim.

A última pesquisa nacional do Ibope sobre a aprovação do presidente, concluída em setembro, mostrou uma aprovação do governo Bolsonaro por 40%. Os que consideravam o governo regular somaram 29%. Esse foi o mesmo percentual de brasileiros que consideravam o governo ruim ou péssimo.

Foto: Evaristo Sá/AFP

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.