domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PREÇOS DAS PASSAGENS AÉREAS DISPARAM

Redação - 13/10/2020 10:26 - Atualizado 13/10/2020

Quem está planejando viajar neste fim de ano deve sentir no bolso o reajuste nos preços das passagens áreas, mesmo com o desaquecimento do setor de turismo causado pela pandemia.

Dois dos últimos índices de inflação divulgados apontaram essa tendência: o IGP-M, calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), apontou alta de 23,74% nos preços das passagens em setembro. Já no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a alta captada foi mais modesta, de 6,39%, após quatro meses consecutivos de variações negativas.

Segundo André Braz, coordenador de índices de preços da FGV Ibre, as passagens aéreas tiveram um aumento de preços por conta da desvalorização do real e altos custos operacionais das companhias aéreas, provocados pelos novos regulamentos criados pela pandemia. “O real se desvalorizou mais de 30% nos últimos 12 meses e isso afeta muito o setor de aviação”, explicou.

Com iminência das festas de fim de ano, o setor deve se reaquecer e pode haver novos reajustes nas passagens de áreas. Estimativas, contudo, não podem ser realizadas por conta da imprevisibilidade da pandemia, afirmou o coordenador. “Vamos ter um fim de ano diferente. O que deve acontecer é a normalização de preços, após a queda que ocorreu por conta do coronavírus desde março”, explica.

Dicas para economizar com as passagens aéreas

Compre as passagens com antecedência de, pelo menos, um mês para viagens nacionais e dois meses para internacionais.

Priorize voos de terça ou quarta-feira ou no meio de feriados e fora do horário comercial.

Se possível, faça diversas simulações de datas e horários antes de fechar a viagem.

De preferência a compra de passagens de ida e volta juntas.

Compare os preços das companhias aéreas em agências e sites de turismo.

Calcule a vantagem financeira de escolher aeroportos distantes do centro.  (As informações são do G1)

 

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.