sexta, 04 de abril de 2025
Euro 6.38978 Dólar 5.8399

NOBEL DE LITERATURA VAI PARA POETISA AMERICANA LOUISE GLÜCK

Redação - 08/10/2020 10:07

O Prêmio Nobel de Literatura 2020 foi para a poeta americana Louise Glück por sua “inconfundível voz poética que, com austera beleza, faz da existência individual universal”. O anúncio foi feito às 8h (horário de Brasília) em Estocolmo, na Suécia. Glück estreou na literatura em 1968 e é autora 12 coletâneas de poemas e de alguns volumes de ensaios sobre o fazer poético.

O presidente do Comitê do Nobel, Anders Olsson, disse que falou ao telefone com Glück pouco antes do anúncio, recebido pela poeta com “surpresa”. ELe afirmou ainda que, este ano, por conta da pandemia de Covid-19, a cerimônia de entrega do Nobel, marcada todos os anos para dezembro, não ocorrerá presencialmente em Estocolmo.

Aos 77 anos, Glück é professora da Universidade Yale, nos Estados Unidos. Ao longo da carreira, já recebeu prêmios importantes, como o Pulitzer e o National Book Award. Conhecida por seus versos límpidos e autobiográficos, ela com frequência recorre à mitologia greco-romana, à natureza e à história para refletir sobre o cotidiano e a vida moderna. A poeta é a décima-sexta mulher a levar o Nobel de Literatura. A obra de Glück ainda não está traduzida no Brasil.

Louise Glück publicou doze coleções de poesia e alguns volumes de ensaios sobre o assunto. De acordo com a Academia Sueca, seu trabalho é caracterizado por uma busca pela clareza. Entre seus temas estão a infância e a vida em família. Os sonhos e ilusões são uns de seus processos na escrita.

foto: AFP

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.