Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Jitaúna, cidade que fica no sudoeste da Bahia, recebeu 32 registros de candidaturas para vereador ou vereadora, sendo 17 delas femininas (53%), para o pleito de 2020.
Na disputa de 2016, Jitaúna recebeu 58 registros de candidaturas, sendo 20 delas de mulheres (34,48%). Apenas duas delas foram eleitas após a votação: Jeane Rocha e Professora Rubia (que é atualmente candidata a prefeita da cidade).
Outra mudança nas eleições de Jitaúna é o crescimento de registros de candidaturas pretas. Das 17 mulheres que se candidataram neste ano, 11 delas se autodeclararam preta ou parda e seis se reconhecem como brancas.
As cidades que têm o menor índice percentual de registro de mulheres para a Câmara de Vereadores são Serra Dourada, no oeste baiano, e Licínio de Almeida, que fica na região centro-sul, ambas abaixo de 30%.
Serra Dourada registrou 34 candidaturas, apenas 10 de mulheres (29%). Já Licínio de Almeida teve 33 candidaturas, sendo nove femininas (27%). A última cidade, inclusive, é a única do estado que vai ter só um candidato a prefeito nas eleições 2020.