sexta, 19 de julho de 2024
Euro 6.0895 Dólar 5.5736

GOOGLE DESATIVA FILTRO EM SELFIES POR ‘DEFINIR UM PADRÃO DE BELEZA’

Redação - 06/10/2020 12:19

O Google anunciou na última semana que desativou por padrão o recurso de embelezamento de fotos nos novos celulares Pixel 4A, Pixel 4A 5G e o Pixel 5. A função tem como objetivo corrigir nas selfies pequenas imperfeições nos rostos dos usuários, como cicatrizes e rugas. No entanto, o modo costuma receber críticas porque tende a deixar as imagens com aspecto artificial.

A empresa publicou no blog oficial que estudos concluíram que quando o usuário não sabe que um filtro foi aplicado na foto, isto pode causar impactos negativos no bem-estar mental. A fabricante também afirma que a ferramenta pode “definir discretamente um padrão de beleza”.

A decisão do Google foi baseada no contexto de que 70% das fotos registradas em seus aplicativos são feitas com a câmera frontal. A partir deste levantamento, a empresa ouviu queixas de organizações parceiras que transmitiram a insatisfação dos clientes com o recurso de embelezamento de fotos.

A fabricante ainda desenvolve um estudo não apenas com os usuários, mas também com profissionais em bem-estar mental. O gigante da tecnologia também resolveu se afastar do termo “beleza” ou de qualquer referência a esta palavra, preferindo termos como “retoque facial”.

Foto: Lucas Mendes/TechTudo

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.