domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PESQUISA APONTA AUMENTO NA PRODUTIVIDADE EM HOME OFFICE

Redação - 05/10/2020 12:19 - Atualizado 05/10/2020

O DataSenado aplicou uma pesquisa a nível nacional, a qual mostrou a eficácia do trabalho remoto executado pelo trabalhador brasileiro. Conforme apurado, aproximadamente, 21 milhões de cidadãos ou trabalham ou já exerceram as atividades laborais neste formato.

Deste total, dois terços alegaram que esta modalidade de trabalho tem sido desenvolvida em razão das recomendações de isolamento social resultante da pandemia da Covid-19.Em números, esta situação atingiu cerca de 14 milhões de brasileiros.

No sentido de averiguar todos os aspectos relacionados ao teletrabalho, a pesquisa também mostrou um aumento na produtividade. Sendo que, cerca de 41% observaram uma melhoria no rendimento profissional, em contrapartida outros 19% que não se adaptaram bem ao novo formato.

Para 38% dos entrevistados, não houve alterações no desempenho, enquanto que, a produtividade da empresa foi elevada perante 37% dos brasileiros. Além disso, 34% acreditam terem mantido o ritmo de trabalho, já, 26% notam uma redução na produtividade.

A maior parcela dos brasileiros, 58%, alegaram que já estavam preparados para mudanças trabalhistas neste sentido.
Enquanto, 42% disseram não ter recebido nenhum preparo para o novo formato.

Em contrapartida, 60% dos trabalhadores que, em algum momento já passaram pela experiência do home office, indicaram que, em um primeiro momento, a empresa não se encontrava preparada para implantar a referida alternativa.

Dificuldades
Para sete a cada dez trabalhadores que se encontram no formato de trabalho remoto, houve facilidade em se adequar ao novo cenário.

Contudo, ao analisar as dificuldades atribuídas, a falta de internet adequada para executar os serviços, foi o principal problema notificado por 22% dos entrevistados. Na sequência, houve a dificuldade em conciliar as atividades laborais com as domésticas para 20%.

Por outro lado, a falta de equipamento de informática (16%) e a ausência de contato com os parceiros de trabalho (15%) também foram fatores que influenciaram efetivamente na nova situação trabalhista.

Além do mais, um a cada cinco trabalhadores, o que correspondente a 19% dos entrevistados, declararam que tiveram os salários reduzidos durante o teletrabalho.Por outro lado, 24% deixou de receber algum benefício que era disponibilizado durante as atividades presenciais. ( Por Jornal Contábel)

Foto: Ilustrativa

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.