sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

CONSELHEIROS DO TCM LAMENTAM MORTE DE EX-PREFEITO

Redação - 05/10/2020 18:55 - Atualizado 05/10/2020

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia lamentaram nesta segunda-feira (05/10) a morte neste domingo, aos 101 anos, do conselheiro aposentado Joselito Falcão Amorim, vítima de complicações decorrentes da Covid-19. Joselito Amorim foi o primeiro presidente do Conselho de Contas dos Municípios, criado em 1971 pelo então governador Luiz Viana Filho, que em 1985 passou a ser denominado Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia.

“O conselheiro Joselito Amorim teve uma importância ímpar na criação e consolidação do Conselho e depois Tribunal de Contas dos Municípios como órgão de controle externo das administrações municipais. Estabeleceu normas de fiscalização, ferramentas de acompanhamento dos gastos públicos e estimulou prefeitos a buscar o planejamento adequado para dar mais efetividade às ações governamentais, de modo atender as necessidades das populações, especialmente as mais carentes e dos sertões da Bahia. Sem dúvida foi um grande homem público, e lamentamos sua perda para esta doença horrível, que tanto mal tem causado ao Brasil e ao mundo. Que Deus console seus familiares”, disse o conselheiro Plínio Carneiro Filho.

Joselito Amorim começou sua vida política como vereador em Feira de Santana, em 1955, e renovou o mandato até assumir, por exercer a presidência da Câmara Municipal, o cargo de prefeito da cidade com a cassação, em 1964, do então prefeito Francisco Pinto.

Já no governo de Luiz Viana Filho dirigiu a Companhia de Habitação e Urbanização da Bahia até a criação, em 1971, do Conselho de Contas dos Municípios e da sua nomeação para o cargo de conselheiro e seu primeiro presidente. Ele começou a sua vida profissional como professor de Matemática no Ginásio Santanópolis, onde havia se formado, em 1947, em contador. No Ginásio ele foi professor, diretor do internato, diretor do curso noturno e depois inspetor do MEC para o Curso de Contabilidade.

 

 

 

 

Foto: Mateus Pereira/AGECOM

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.