quarta, 24 de abril de 2024
Euro 5.5076 Dólar 5.1535

COMEÇA REGISTRO DE CHAVES DIGITAIS DO PIX

Redação - 05/10/2020 08:09 - Atualizado 05/10/2020

A primeira etapa do lançamento do PIX, o sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central, começa nesta segunda-feira, 5, com o cadastramento de chaves.

Desta maneira, a partir de hoje, os clientes de bancos poderão fazer registros de “chaves” que irão substituir — com o objetivo de simplificação das operações — dados atualmente obrigatórios como número do banco, agência, conta e CPF para recebimento de pagamentos e transferências.

A chave será o único dado vinculado à conta que o cliente terá que compartilhar para receber transferências ou pagamentos.

Para cadastrar a chave, basta acessar o aplicativo da instituição em que tem conta e fazer o registro, vinculando a uma conta específica uma das três informações: número de telefone celular, e-mail ou CPF/CNPJ. As informações serão armazenadas em uma plataforma tecnológica desenvolvida e operada pelo BC, chamada Diretório Identificador de Contas Transacionais (DICT), um dos componentes do Pix.

Anteriormente previsto para iniciar em 3 de novembro, o registro das Chaves Pix foi antecipado para que os clientes e as instituições tenham mais tempo para se familiarizar com o novo sistema.

Algumas instituições já se adiantaram e ofereceram na última semana o pré-cadastro da chave.Quem fez o pré-cadastro agora deverá fazer a confirmação. Quem não fez terá a oportunidade de fazer pelo site do banco ou pelo aplicativo.

Foto: Getty imagens

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.