O prefeito de Salvador, ACM Neto, afirmou hoje (5) que a capital baiana teve um aumento de 10% da média móvel no número de casos de Covid-19. “Isso apenas serve para acender a luz amarela, não é nada que, em termos absolutos, deve nos assustar, mas devemos continuar a observação”, disse.
Segundo o prefeito, não é possível dizer que esse crescimento evidencia tendência de novo aumento de ocorrências da Covid-19 na cidade, mas aponta para a necessidade de mais atenção e reforçar as medidas contra o coronavírus. “Nós temos um número para controle interno, que é o da evolução dos casos a partir da data de manifestação dos sintomas. Esse não é o dado padronizado, o padronizado é o que mostra a quantidade de casos diários, mas esse é um dado muito importante, pois nos permite um acompanhamento mais próximo da realidade a respeito dos novos casos, exatamente verificando a data do início dos sintomas”, explicou.
“Como a gente tem trabalhado com a média móvel, comparando os últimos 7 dias com os últimos 14 dias, na semana passada, dado que fechamos no fim de semana, houve aumento da média móvel do número de casos a partir do primeiro dia do sintoma. Isso serve apenas para acender a luz amarela, não a luz vermelha”, acrescentou.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom