A ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Utinga, na Chapada Diamantina, garantiu que os cerca de 14 mil moradores da sede passassem a receber um maior volume e melhor qualidade na torneira de casa. Executada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a intervenção recebeu R$4,2 milhões em recursos e foi inaugurada pelo governador Rui Costa, na manhã desta quinta-feira (1º).
“Nós temos o maior investimento da história da Bahia no abastecimento de água. Seja levando água, como acabei de assinar autorização agora, pra lugares que ainda não têm abastecimento regular, seja ampliando, requalificando e melhorando a qualidade da água em locais que já tem esse acesso, como aqui em Utinga, onde pudemos melhorar o volume de água a ser servida”, afirmou o governador.
A ampliação do sistema envolveu a implantação de 11.360 metros de adutora; estações de tratamento, de tratamento de lodo e elevatória; reservatório; 9.679 metros de rede de distribuição e 89 ligações domiciliares. A água, que antes era puxada do Rio Utinga, agora está sendo trazida do Riacho de Mariazinha, que conta com uma qualidade superior, como destaca a diretora de Empreendimentos da Embasa, Rita Bonfim. “A população se queixava da água que chegava à sede, embora ela estivesse dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Saímos de uma quantidade de sais de 180mg/l para 20mg/litro, melhorando a sensação no paladar”, explicou.