sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

RUI CRITICA METODOLOGIA DE PESQUISA E DIZ QUE MANCHETE DE JORNAL FOI TENDENCIOSA PARA BRUNO REIS

Redação - 24/09/2020 11:00 - Atualizado 24/09/2020

Em visita ao bairro do comércio hoje pela manha o governador Rui Costa questionou os números apresentados pela pesquisa divulgada hoje pelo Jornal A Tarde , onde o candidato Bruno Reis (DEM) aparece na ponta (Veja aqui) . Rui demonstrou não ter gostado do cenário apresentado e afirmou que a manchete da edição, que levantou a possibilidade da eleição do candidato Bruno Reis (DEM) no primeiro turno, é equivocada pelos próprios números apresentados. O petista também colocou em dúvida a metodologia do levantamento, cuja sondagem ao público eleitor é feita por telefone.

“ acho que a manchete do jornal deveria ser outra, os votos ali dá 36% a 35% na somatória. Eu não consigo às vezes entender manchete de jornal. Ela nega o próprio número que tá escrito. Ali poderia ser: Eleição em Salvador indefinida ou dará segundo turno. Some ali para você ver… Como 36 a 35 dá segundo turno? As vezes fico perplexo como alguns calculam matemática. Se o resultado for hoje igual aquele, é segundo turno”, disse durante vistoria de obras no Centro de Salvador.

O petista lembrou ter sido vítima de pesquisas logo no início da sua campanha de 2014. “Eu comecei com 4% e ganhei no primeiro turno. Uma coisa é pesquisa com candidato com mesmo nível de conhecimento, quando alguns candidatos são conhecidos por 90% da população e outros são desconhecidos por 90% só a campanha vai definir. A pesquisa é por telefone e não presencial, acho um erro, acho que não tem confiabilidade, não sabe se de fato é o perfil da pessoa entrevistada (…) se é idoso, jovem, que renda, tem pouco valor científico… A pesquisa vai mudando com o decorrer da campanha eleitoral. Se tivesse que resumir, a manchete seria diferente: segundo turno em Salvador. A outra manchete deve ser o desejo do editor que publicou”, disparou.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.