quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5222 Dólar 5.1535

PAULO GUEDES VOLTA A DEFENDER CRIAÇÃO DE NOVO IMPOSTO

Redação - 24/09/2020 08:37 - Atualizado 24/09/2020

Após se reunir com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta quarta-feira, 23, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o governo estuda um programa de substituição tributária e voltou a sugerir a criação de um imposto a ser cobrado amplamente nas operações de pagamento no país.

A ideia é que a cobrança alcance todas as operações com registro digital com prazo de seis anos para terminar.

O plano é que a proposta chegue ao Congresso na semana que vem, em mais uma etapa da reforma tributária. A principal contrapartida prometida pelo governo é desonerar parte da folha de pagamentos das empresas.

Segundo ele, as prioridades agora são gerar emprego e renda na retomada do crescimento dentro do programa de responsabilidade fiscal. “Queremos desonerar, queremos ajudar a criar emprego, facilitar a criação de empregos? Então, vamos fazer um programa de substituição tributária”, afirmou ele, sem citar o retorno de uma nova Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

O ministro relacionou ainda a criação de um novo imposto ao financiamento do novo programa de renda mínima que será criado na proposta de emenda à Constituição (PEC). “Vimos a importância do auxílio emergencial, como isso ajudou a manter o Brasil respirando e atravessando essa onda da crise. Temos que também fazer uma aterrisagem suave do programa de auxílio emergencial”, afirmou Guedes.

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.