quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

BC VÊ INFLAÇÃO AO CONSUMIDOR SUBIR NO CURTO PRAZO

admin - 22/09/2020 08:42

O Comitê de Política Monetária (Copom) avaliou nesta terça-feira (22), por meio da ata de sua última reunião, quando a taxa básica de juros da economia foi mantida estável em 2% ao ano, que a inflação ao consumidor deve se elevar no curto prazo.

“Contribuem para esse movimento a alta temporária nos preços dos alimentos e a normalização parcial do preço de alguns serviços em um contexto de recuperação dos índices de mobilidade e do nível de atividade. Os preços administrados [tarifas de água, esgoto e transporte público, por exemplo] devem apresentar variação contida, destacando-se o recuo nas tarifas de plano de saúde em setembro e a queda projetada para o preço da gasolina a partir de outubro”, avaliou o BC.

Em doze meses até agosto, o preço dos alimentos subiu 8,83%. Esse reajuste não tem apenas um alimento como responsável — a maioria está com preços recordes no campo. De acordo com economistas ouvidos pelo G1, dois fatores explicam a alta dos alimentos: dólar alto, que incentiva os produtores a aumentarem as exportações; e o auxílio emergencial que é direcionado, em grande parte, para a população mais pobre do país, que tem uma cesta de compras formada, em sua maioria, por produtos básicos, como alimentos.

Nível de atividade

Os integrantes do Copom avaliaram ainda que “dados recentes” sugerem uma “recuperação parcial da atividade econômica”. “Os programas governamentais de recomposição de renda têm permitido uma retomada relativamente forte do consumo de bens duráveis e do investimento. Contudo, várias atividades do setor de serviços, sobretudo aquelas mais diretamente afetadas pelo distanciamento social, permanecem bastante deprimidas’ acrescentou o BC.

O documento diz, também, que a “pouca previsibilidade associada à evolução da pandemia e à necessária redução nos auxílios emergenciais a partir do final desse ano aumentam a incerteza sobre a velocidade de retomada da atividade econômica”. “O Comitê ponderou que esta imprevisibilidade e os riscos associados à evolução da pandemia podem implicar um cenário doméstico caracterizado por uma retomada ainda mais gradual da economia”, concluiu.

Com relação à economia internacional, o BC avaliou que a retomada da atividade nas principais economias tem resultado em um ambiente relativamente mais favorável para economias emergentes. Mas ponderou que há “bastante incerteza sobre a evolução desse cenário benigno”. “Uma possível redução abrupta e não organizada dos estímulos governamentais pode atrasar a recuperação da demanda por bens e o processo de recomposição de estoques”, avaliou.

Taxa básica de juros

Sobre o nível da taxa básica de juros, o Copom informou entender que a “conjuntura econômica” continua a prescrever estímulo monetário extraordinariamente elevado (taxas de juros baixas), mas reconhece que, devido a “questões prudenciais e de estabilidade financeira, o espaço remanescente para utilização da política monetária [novos cortes de juros], se houver, deve ser pequeno”.

A instituição acrescentou que, se necessárias, “novas reduções de juros demandariam maior clareza sobre a atividade e inflação prospectivas e poderiam ser temporalmente espaçadas”. Disse ainda que eventuais ajustes futuros no atual grau de estímulo [novos cortes de juros] ocorreriam com gradualismo adicional e dependerão da percepção sobre a trajetória fiscal [contas públicas em ordem], assim como de novas informações que alterem a atual avaliação do Copom sobre a inflação prospectiva. (G1)

 

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.